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Reembolso de consultas psicológicas através do convênio

Se você possui um convênio médico, procure saber quais os procedimentos para obter o reembolso de suas consultas psicológicas.

Você deverá ligar para seu plano de saúde e pedir mais informações para obter o reembolso das consultas psicológicas.

Os convênios, em geral, solicitam os recibos das consultas pagas ao psicólogo e o encaminhamento médico para a psicoterapia, juntamente com o diagnóstico.

O que é reembolso de convênio?

É a restituição financeira das despesas médicas e hospitalares. 

Observações:

 

1 – Sessões com psicólogo

Cobertura obrigatória de 40 consultas/sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios: pacientes com diagnóstico de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes (CID F 20 a F 29); pacientes com diagnóstico de Transtornos da infância e adolescência (CID F 90 a F 98); e pacientes com diagnóstico de Transtornos do desenvolvimento psicológico (F80 a F89).

 

2 – Sessão de psicoterapia

Cobertura obrigatória de 24 sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios: pacientes com diagnóstico de Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes (CID F40 a F48);

 

Pacientes com diagnóstico de Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos (F 50 a F 59); pacientes com diagnóstico de Transtornos do humor (CID F 30 a F 39); e Pacientes com diagnóstico de Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas (CID F 10 a F 19).

 

Fonte: http://www.ans.gov.br/

Qual o valor do reembolso da consulta psicológica?

 

Valor de reembolso é o valor contratado entre o paciente e a operadora do plano de saúde para todos os procedimentos cobertos.

Esta informação poderá ser obtida na sua operadora, ou seja, seu convênio de saúde.

 

É obrigação dos convênios fornecê-la para que o paciente esteja ciente do valor que o convênio oferece por cada consulta com o Psicólogo.

O Reembolso é Lei, você sabia?

 

Você sabia que os convênios de saúde são obrigados a reembolsar as consultas Psicológicas? Sim. Existe a Lei da Livre Escolha nº 259, da ANS, que  garante a você que o valor da consulta psicológica seja reembolsado. Reembolso é Lei

Valor da consulta com Psicólogo

 

Ao se utilizar do reembolso, o paciente recebe uma porcentagem do valor da consulta de volta, podendo inclusive, a depender do plano, chegar a 100% do valor investido.

Caminho de Reembolso

Reembolso das consultas psicológicas, como funciona e vantagens?

 

O atendimento psicológico por reembolso facilita que pessoas que possuem convênio usufruam da psicoterapia dentro de suas condições financeiras. 

A iniciativa da ANS de oferecer o reembolso como alternativa visa deixar o cliente livre para escolher o profissional que melhor se adequa as suas necessidades.

As consultas com o psicólogo Pedro Levi são particulares, mas oferecem ao paciente a possibilidade de pedirem o reembolso das consultas ao seu convênio. 

Desta maneira, quem tem um plano de saúde poderá ser ressarcido do valor parcial ou integral investido na psicoterapia.

Cada convênio de saúde trabalha de uma forma para atender a demanda de reembolso para consultas psicológicas. O valor da restituição dependerá de uma análise prévia que o seu plano faz ante o contrato estabelecido e o valor da consulta com um psicólogo escolhido por você.

Mulher em Terapia

Como funciona o reembolso da consulta com um psicólogo?

 

Consulte a central de atendimento de seu Convênio/Plano de Saúde.

  • Confira o contrato de seu plano de saúde;

  • Confira o valor ou percentual que seu plano de saúde reembolsa;

  • RG, CPF, Carteirinha do Convênio para emissão do Recibo Reembolso.

  • Procure a opção de Reembolso e siga as instruções. 

  • Caso o convênio exija encaminhamento médico, saiba que isto é um procedimento muito simples, basta que você peça ao seu médico (de qualquer especialidade, até mesmo de ambulatório) uma guia para a Psicoterapia. 

  • O tratamento psicológico não depende destas informações para acontecer, você pode fazer a sessão de psicoterapia e depois pegar o encaminhamento, não há restrições.

  • Quanto é o  reembolso da consulta psicológica? 

    • Depende de cada convênio, porém, o valor das sessões de terapia ficarão mais acessíveis, visto que haverá o reembolso parcial ou integral.

O que é preciso para solicitar o reembolso do Bradesco Saúde?

Consulte a relação completa de documentos necessários para a solicitação de reembolso.

Documentação necessária:

– Nota Fiscal ou Recibo: constando nome, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, assinatura, especialidade e número do conselho de classe do profissional que realizou o atendimento, nome do paciente, data do atendimento e valor cobrado.  

– Relatório médico: encaminhamento do médico que indicou o tratamento (CRM) com a indicação da terapia, diagnóstico e quadro clínico atual, constando nome do paciente e data.  

– Relatório das sessões: devem constar os dados do prestador de serviço, listagem das sessões realizadas (com a quantidade e data das sessões e a descrição do atendimento).

Observações: 
A solicitação da terapia deverá ser feita por um profissional médico (CRM);
Em caso de continuidade no tratamento, o relatório deverá ser atualizado após 4 meses;

Envio de documentação física: não é necessário o envio de documentação física original para o reembolso de terapias nas solicitações feitas pelo site e apps.

Para informações complementares CLIQUE AQUI.

Símbolo Bradesco Saúde

Passo a passo para solicitar reembolso do convênio Bradesco Saúde

Solicitação via aplicativo Bradesco Saúde

 

1) Faça login no aplicativo;
2) Clique em Serviços de Reembolso;
3) Selecione a opção Solicitar Reembolso;
4) Siga as orientações de preenchimento.

Símbolo Sulamérica

O que é preciso para solicitar o reembolso do convênio SulAmérica?

Consulte a relação completa de documentos necessários para a solicitação de reembolso.

Documentação necessária:

– Nota Fiscal ou Recibo: constando nome, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, assinatura, especialidade e número do conselho de classe do profissional que realizou o atendimento, nome do paciente, data do atendimento e valor cobrado.  

– Relatório médico: encaminhamento do médico que indicou o tratamento (CRM) com a indicação da terapia, diagnóstico e quadro clínico atual, constando nome do paciente e data.  

– Relatório das sessões: devem constar os dados do prestador de serviço, listagem das sessões realizadas (com a quantidade e data das sessões e a descrição do atendimento).

Observações: 

 

A solicitação da terapia deverá ser feita por um profissional médico (CRM);
Em caso de continuidade no tratamento, o relatório deverá ser atualizado após 4 meses;

Envio de documentação física: não é necessário o envio de documentação física original para o reembolso de terapias nas solicitações feitas pelo site e apps.

Para informações complementares: CLIQUE AQUI.

Passo a passo para solicitar reembolso do convênio SulAmérica

Solicitação via aplicativo SulAmérica:

 

1) Faça login no aplicativo ou site SulAmérica;
2) Clique em Serviços de Reembolso;
3) Selecione a opção Solicitar Reembolso;
4) Siga as orientações de preenchimento;

OBS: informar número da solicitação anterior ou PDF da devolução.

O que é preciso para solicitar o reembolso da Unimed?

Consulte a relação completa de documentos necessários para a solicitação de reembolso.

 

Documentação necessária:

– Nota Fiscal ou Recibo: constando nome, CPF ou CNPJ, endereço, telefone, assinatura, especialidade e número do conselho de classe do profissional que realizou o atendimento, nome do paciente, data do atendimento e valor cobrado.  

 

– Relatório médico: encaminhamento do médico que indicou o tratamento (CRM) com a indicação da terapia, diagnóstico e quadro clínico atual, constando nome do paciente e data.  

 

– Relatório das sessões: devem constar os dados do prestador de serviço, listagem das sessões realizadas (com a quantidade e data das sessões e a descrição do atendimento).

 

Observações:

A solicitação da terapia deverá ser feita por um profissional médico (CRM);

 

Em caso de continuidade no tratamento, o relatório deverá ser atualizado após 4 meses;

 

Envio de documentação física: não é necessário o envio de documentação física original para o reembolso de terapias nas solicitações feitas pelo site e apps.​

Para informações complementares CLIQUE AQUI.

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